Dúvidas frequentes

1 - O que é ensino a distância?

Segundo o MEC, “ (…) a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”. Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EaD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet – recurso mais comum atualmente.

2 - Quem pode fazer cursos de Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu EaD?

Graduação: Como ocorre na modalidade presencial dos cursos de nível superior, alunos que pretendem cursar na modalidade EaD devem ter concluído o ensino médio ou equivalente e obtido classificação no processo seletivo, mediante a realização de Vestibular, cujo caráter é classificatório e eliminatório, nos limites das vagas pré-fixadas. O ingresso poderá ainda ocorrer por meio da utilização do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou mediante prova seletiva classificatória de transferência interna ou externa. Em caso de vagas remanescentes, poderão ingressar nos cursos a distância, os portadores de diploma de nível superior, obtido em cursos de graduação, devidamente reconhecido, conforme Edital que será divulgado.

Pós-Graduação: De acordo com resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação., assim, como ocorre na modalidade presencial dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), o aluno que pretende cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Por se tratar de uma modalidade a distância, o aluno, também, precisa ter acesso à uma tecnologia mínima exigida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para que ele possa participar efetivamente do curso.

3 - Um diploma de um curso de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor que os demais?

O curso de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), autorizado conforme Portaria 368 do MEC, emite diploma sem diferenciação, uma vez que o documento tem a mesma validade e reconhecimento que o curso presencial, conforme normativas do MEC – Ministério da Educação.

4 - Um curso de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância é mais fácil que um presencial?

Não. Um curso a distância tem o mesmo nível em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está na forma como o aluno faz a condução de seus estudos.

5 - O diploma de um curso de Graduação ou Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância também é válido em concursos públicos?

Sim, já que o diploma de um curso de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial.

Junte-se a uma das melhores universidades do Brasil, isso é Mackenzie!


MEC

MEC

Ensino a distância avaliado com nota máxima

Guia do Estudante 2019

Guia do Estudante 2019

30 Cursos Estrelados

RUF Ranking Universitário Folha 2018

RUF Ranking Universitário Folha 2018

Eleita a 4ª melhor universidade privada do Brasil na categoria Universidades

Gestão em RH 2019

Gestão em RH 2019

Eleita entre as 10 melhores universidades fornecedoras de talentos para área de RH